Paisagismo culinário

Muitas gerações antes de nós viviam das frutas, nozes e ervas que existiam ao seu redor, com um pouco de reflexão e criatividade é possível recriar as “paisagens comestíveis” do passado dentro de seu jardim, no seu seu quintal, ou mesmo dentro de sua casa ou apartamento, não importa o tamanho, deixando uma colheita comestível de cor, fragrância, interesse e prazer ao longo dos anos.

O “paisagismo culinário” é uma oportunidade de trazer plantas nativas e frutíferas ao seu dia a dia, de modo a desfrutar dos benefícios que estas plantas e frutos podem lhe proporcionar. Para que isso funcione, eis algumas dicas que podem lhe ajudar.

Para começar:

  • Crie um plano: como em qualquer bom paisagismo, é sempre melhor criar um plano. “Os que não planejam, planejam falhar”. Sempre sai mais barato planejar, verificar opções, custos e etc, do que o amargo custo de um serviço mal feito ou dos elevados custos e tempo perdido do retrabalho. Você pode utilizar um rabisco simples no papel ou até mesmo softwares um pouco mais elaborados(mas ainda gratuitos) para planejar e projetar seu jardim, pode-se usar o “paint” ou qualquer outro programa semelhante para registrar e organizar suas ideias;
  • Escolha espécies adequadas: Para aqueles com paisagens estabelecidas, isso pode significar identificar em seu ambiente as plantas existentes que serão substituídas por variedades comestíveis. Verifique quais plantas melhor se adaptam ao seu ambiente, quais depois de adultas, quando crescerem, não irão danificar paredes, estruturas, calçadas e etc. decida o melhor lugar para plantá-las. Procure por espécies regionais, que possam lhe fornecer frutos ou flores por todo o ano, ou que possam se revesar entre si, de modo a garantir uma boa variedade em seu ambiente. Goiabeiras, mangueiras, cajueiros, coqueiros, limoeiros, laranjeiras entre diversas outras espécies podem ser utilizadas. Por exemplo, ao invés de tradicionais trepadeiras nas treliças ou pérgolas, pode-se com muito sucesso utilizar mudas de maracujá, que dá flores belíssimas e frutos deliciosos.
  • Pequenos espaços: você pode ter um jardim com uma “paisagem comestível” mesmo dentro de casa ou em seu apartamento, diversas espécies se adaptam com facilidade às suas necessidades, por exemplo: é possível ter um pequeno canteiro com hortaliças ou aromáticas na sua cozinha, para isso você pode utilizar pequenos jarros, potes plásticos, jardineiras ou até mesmo calhas suspensas na área de serviço. A cebolinha após ser utilizada pode ter suas raízes replantadas de modo que sempre contará com ela de forma gratuita em seus pratos.
  • Converse com quem entende: É melhor falar com o pessoal dos viveiros locais e se informar quais as plantas podem ser comestíveis e quais irão se adaptar ao seu ambiente. Existem muitas variedades de plantas e árvores, que crescem aqui que pode proporcionar material comestível seja fruto, flores, folhas ou raízes. Sempre verifique com um profissional experiente antes de assumir que algo pode ser consumido. Existem muitos livros que podem ser encontrados sobre o tema.

Enfim, é possível resgatar a tradição de cultivarmos pomares e hortas mesmo vivendo dentro da cidade e contando com pouco espaço com os princípios básicos do paisagismo culinário.

Para saber mais entre em contato conosco.

contato@arbustus.com.br

(85) 3047.3154 ou 4141.6337

http://www.arbustus.com.br

Jardim – Dicas para causar uma 1ª Boa Impressão!

arbustus.com.br - fachada

Todos nós conhecemos o ditado “você só tem uma chance de causar uma boa primeira impressão”. O mesmo é verdadeiro quando se procura vender um imóvel.

O jardim da frente é geralmente a primeira vista que um potencial comprador tem ao visitar uma nova casa. Em um mercado imobiliário mais lento, esta impressão pode ser o que afasta ou atrai um comprador para analisar seriamente a compra ou aluguel de um imóvel..

O visual do jardim pode confirmar um fechamento ou quebrar a venda de uma imóvel. Muitos compradores têm dificuldade em visualizar o potencial do paisagismo de uma casa. Fornecer um jardim ou mesmo um quintal bem cuidados pode criar conforto para o potencial comprador e ajudar no modo como eles vêem o interior e elementos exteriores de uma casa.

Então, o que pode ser feito para melhorar e criar esta “boa 1ª impressão”? Primeiro, pode ser útil observar sua casa da rua. Olhar para seu jardim como um potencial comprador seria uma boa medida para que você se prepare para o momento no qual se aproximam pela primeira vez. Observe quaisquer arbustos “indisciplinados” ou altos que podem bloquear características arquitetônicas interessantes ou pontos de vista. Estes podem ser facilmente podados criando um visual mais bem cuidado abrindo a paisagem.

Mantenha as áreas de grama aparada e adubadas. Um gramado bem cuidado e seus arredores vão deixar o comprador saber que a casa está bem cuidada. Arranque ervas daninhas ou aplique herbicidas de modo as erradicar ervas daninhas que podem estar crescendo em não só no gramado, mas entre calçadas e caminhos.

A opinião de um comprador vai começar a se desenvolver a medida que andam para a porta da frente. Mantenha esta área livre de detritos e considere a adição de cor sazonal ao longo da passarela. Um jarro decorativo com flores coloridas é sempre um bem-vindo no porta.

arbustus.com.br - fundos

Não se esqueça sobre o quintal. Esta área pode não ser visível a partir do primeiro momento, mas pode ser tão importante quanto o o jardim da frente do imóvel. Compradores em perspectiva podem andar por toda a casa antes de terem uma visão sobre as vantagens reais do imóvel e assim encontrarem “seus motivos” para comprarem o imóvel. Manter os brinquedos e ferramentas de jardim armazenados longe da vista, para que não se distraiam da sensação geral do quintal. Certifique-se de que pátio e passarelas são mantidos varridos e limpos. Algumas maneiras rápidas para iluminar o quintal incluem coloração de concreto existente, acrescentando cor sazonal para canteiros de flores e acrescentando luzes para iluminar o quintal e área de pátio.

A iluminação pode ser uma solução rápida para aumentar o apelo ao lado da calçada à noite. Luzes ao ar livre podem ser colocados ao longo de calçadas e passeios para receber os convidados. Eles também podem ser colocados estrategicamente para iluminar arbustos e outros elementos da paisagem, sombras de iluminação podem criar um look bonito para uma casa. Luzes também pode ser adicionadas para o exterior da casa e assim aumentar a visibilidade de um caminho de entrada e adicionar interesse arquitetônico. O pátio ou varanda são bons lugares para passar um pouco de tempo com o comprador de modo que esse ambiente, quando corretamente trabalhado faça valer a pena o investimento que será feito ao se comprar a casa. Um bem planejado e visualmente atraente paisagismo não só irá ajudar na venda de uma casa, mas irá agregar valor também. O jardim é uma das poucas áreas ao redor da casa que você pode ter certeza de ver o seu dinheiro investido “devolvido”, mas tome cuidado para não exagerar no investimento, pois você não terá adição de valor a seu imóvel que exceda em muito ao padrão estabelecido por sua vizinhança, ou seja, se você fizer um grande investimento num paisagismo exuberante, mas sua vizinhança for descuidada e feia, seu imóvel claro, irá se sobressair aos demais, mas na prática, você não conseguirá uma grande diferença financeira por isso.  Aproveite o tempo para explorar as casas vizinhas e planejar uma bela paisagem que vai ser confortável, convidativa e competitiva com as casas em sua comunidade.

Ao tentar algumas das sugestões acima, você estará em seu caminho para a criação de uma casa com um grande apelo visual. Se você se sentir intimidados pela tarefa de fazer este planejamento sozinho, poderá contratar a assistência de um paisagista que a preços módicos, poderá auxiliar no planejamento de seu jardim e assim obter o resultado que deseja.

Lembre-se que um potencial comprador vai formar opiniões de sua casa a partir do instante em que vê-la, numa foto ou mesmo na rua. Espero que essas sugestões podem ajudá-lo a melhorar sua argumentação de venda, e lhe ajudem a gerar uma boa impressão duradoura ao projetar e manter sua casa acolhedora.

Para saber mais, ou para entrar em contato conosco eis os nossos contatos:

contato@arbustus.com.br

(85)3047.3154 / 4141.6337